Indicação, apresentação do filme e texto : Joaquim Ferreira
O BOTÃO DE PÉROLA: MEMÓRIA ,CINEMA E POESIA NA HISTÓRIA DA AMERICA LATINA
"Un país sin cine documental es como una familia sin álbum de fotografías"( Patrício Guzmán)
O documentário o "Botão de Pérola "( El Botón de Nácar,2015),de Patrício Guzmán, expõe de forma articulada e metafórica as categorias de cultura e memória na formação do Chile com as raízes e a permanência da violência na América Latina
O diretor Patrício Guzmán [1] é de orientação política abertamente esquerdista. Iniciou sua carreira de cineasta nos anos 1960 produzindo um cinema engajado e que apoiava abertamente o governo de Salvador Allende.Por isso , deixou o Chile depois que o general Augusto Pinochet implantou a ditadura em setembro de 1973 . Sua obra comporta produções importantíssimas sobre o Chile ,com estéticas , ritmos e formatos diferentes que vão desde o estilo documental mais clássico - "A Batalha de Chile”(1975-1979) , “O Caso Pinochet”(2001) e “Salvador Allende"(2004)- até produções como passando por Nostalgia da Luz (2010)[2] e " O Botão de Pérola", filmes nos quais o recurso a fotografia e sua relação com paisagens naturais é marcante não sendo filmes menos históricos e realistas por isso.
Em " O Botão de Pérola" , diretor nos oferece uma metáfora admirável como objeto de reflexão da nossa realidade, na medida da necessidade de ressignificarmos o conceito de América Latina. A indicação desse filme foi motivada pela necessidade atual em tratar esse tema importantes à História da América Latina.Além da premência histórica , a sensibilidade técnica e estética do diretor , criou uma obra muito original. No enredo, há duas narrativas – a política e a cultural – que se entrecruzam em momentos históricos do país. Equilibrando a história e memória com o fio da poesia e uma belíssima fotografia, ressalta uma metáfora fundamental:" (...) o uso da água e como esta é guardiã da memória e também cemitério, já que este recurso natural permeia a história dos povos nômades das águas, que serão apresentados pelo documentário." [3]
Desta forma, Guzmán observa as águas do Chile, onde foram jogados milhares de pessoas durante a ditadura e faz uma triangulação entre a geografia (a condição insular do país), o passado colonial (com a morte e estupro de índios) e a ditadura de Pinochet. Ao longo do documentário, o diretor Patrício Guzmán propõe a interação entre sujeito e história pela arte .que não se limita à mera representação do fato histórico, mas uma reflexão sobre ele.
"a sétima arte pode ser vista também como uma representação do passado e objeto de pesquisa histórica, capaz de questionar um passado próximo ou longínquo, resgatar a memória de personagens envolvidos (...) [4]
Portanto, a produção cinematográfica de Patrício Guzmán em " O Botão de Pérola" evidencia que o documentário em questão , apesar da aparente superficialidade, possui um compromisso crítico com a sociedade nele retratada,.Assim para Guzmán,
" el cine documental forma parte de la conciencia critica y analítica de uma sociedad. No puede verse solamente como uno entre lós diferentes gêneros del cine; Es una verdadeira vocación que exige una entrega total y una clara posición ética" [5]
NOTAS
[1]-Patricio Guzmán es uno
de los cineastas chilenos de mayor reconocimiento internacional. Después del
golpe de estado permaneció en el Estadio Nacional de Santiago, incomunicado y
amenazado de fusilamiento. Abandonó Chile en noviembre de 1973. Ha vivido en Cuba,
España y Francia, donde reside. Seis de sus obras han sido estrenadas en
Cannes, entre las que sobresalen “La Batalla de Chile”, “El Caso Pinochet”,
“Salvador Allende” y “Nostalgia de la Luz”. Con esta última recibió el Gran
Premio otorgado por la Academia del Cine Europea en 2010. Su última obra
« El Botón de Nácar » obtuvo el Oso se Plata en Berlín en 2015. Fue
invitado a formar parte de la Academia de Hollywood en 2013. Es presidente y
fundador del Festival Documental de Santiago, FIDOCS. Retrospectivas recientes:
British Film Institute, Harvard Film Archive. Disponível em https://www.patricioguzman.com/es/
[2]Filme exibido no Lumière em setembro de 2018 e com uma estrutura semelhante ao filme "O Botão de Perola".Na realidade, considero o dois filmes como obras complementares a partir da utilização de recursos fílmicos nos quais se sobressai a fotografia e a utilização da paisagem geográfica e natural do Chile articuladas à realidade histórica.
[3]
Ferreira,
Moisés. (2017). El botón de nácar e a repressão na América Latina. DOC online -
Revista Digital de Cinema Documentário. 295-307. 10.20287/doc.d22.ar5.
[4]
Ferreira,
Moisés. (2017). El botón de nácar e a repressão na América Latina. DOC online -
Revista Digital de Cinema Documentário. 295-307. 10.20287/doc.d22.ar5.
[5] Ferreira, Moisés. (2017). El botón de nácar e a
repressão na América Latina. DOC online - Revista Digital de Cinema
Documentário. 295-307. 10.20287/doc.d22.ar5.
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