quinta-feira, 19 de setembro de 2019

CICLO DE FILMES "GRANDES DIRETORES " - O Processo (1962 ; Orson Welles)


Indicação e apresentação do filme: Mário Massena

2 comentários:

  1. Ótima apresentação do Mário ! Sua síntese sobre o filme serve como aperitivo para quem se interessa em aprofundar as questões subjacentes contidas no romance O Processo de Franz Kafka. Orson Welles é um artista, raro hoje em dia (e não só um diretor e para mim imortalizado nos seus filmes), possuidor de recursos intelectuais sofisticados, tanto no que diz respeito a criativa técnica da arte
    cinematográfica quanto na interpretação do romance de Kafka. Portanto, apresentar os seus filmes é ter uma afinidade pessoal com os temas diversificados que vimos durante o ciclo. Foi justamente isso que a apresentação do Mario demonstrou.

    ResponderExcluir
  2. Ontem tive a felicidade de assistir "O Processo" de Orson Welles, uma adaptação inteligentíssima da obra de Kafka para o cinema. Obra de arte mesmo!É um filme tenso, mas muito oportuno para refletir o poder opressivo e burocrático do Estado. Agradeço muito a disposição voluntariosa da turma do Lumière, cineclube de Lumiar, para proporcionar espaços de trocas tão especiais como esse.
    Recomendo que assistam esse clássico e aproveito para compartilhar também o comentário do Mário depois da exibição do filme.
    Valeu muito a pena!
    Débora Ahimsa

    ResponderExcluir