segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Incêndios ( 2011,Denis Villeneuve)

Indicação  do filme e apresentação: Silvana Massiotti
Texto: Reinaldo Silva
Gêmeos ou quando 1+1=1
Vou iniciar este artigo descrevendo rapidamente aspectos comparativos que o filme possui em relação a uma peça teatral, que faz parte da cultura grega antes da era cristã, escrita por Sófocles, denominada Édipo Rei. Uma tragédia grega. Todas as tragédias gregas são enigmáticas. É um resumo “papo cabeça”. No meu entender tem tudo a haver com o filme.
A peça narra a história de um personagem, Édipo, que, sem saber, desprovido de qualquer intenção prévia, por puro desconhecimento, comete incesto. Insisto, porque é importante: Édipo não premeditou esse ato. Ele logo após ter nascido foi levado para longe de sua cidade natal, porque um Oráculo (v. google) ao ser consultado disse que sua vida corria perigo se lá permanecesse. Foi adotado e no transcorrer de sua existência adquiri as qualidades de um bravo guerreiro. Após um longo período trava uma luta com um adversário e o mata. Logo em seguida, casa com a viúva deste adversário.
Vários anos se passaram e uma longa peste devassa os alimentos da cidade em que Édipo foi consagrado Rei, pondo em risco a vida da população. Para conhecer o motivo de tal fatalidade o Oráculo é consultado. E sua resposta é aproximadamente esta: “alguém nesta cidade matou o seu pai e casou com sua mãe”. Por analogia, que aqui não vem ao caso, Édipo descobre que este alguém é ele. Ao fazer a descoberta Édipo perfura seus olhos cegando-se (v.nota no final).

Fim do “papo cabeça”!
Agora caros leitores(as) vocês que viram o filme e aqueles que, por ventura, sentirão vontade de ver, porque eu não vou contar, façam as suas próprias comparações entre o filme e alguns elementos que acima privilegiei da peça Édipo Rei.
No início da peça um enigma é anunciado e durante todo o transcurso da narrativa, vários personagens estão envolvidos sem saber qual será o desdobramento que o enigma apresenta, em que ocasião a revelação ocorrerá e qual as consequência advinda da revelação do enigma.

Tal como na peça, também no filme um enigma é anunciado, na abertura de testamento, envolvendo a vida dos principais personagens (mãe, filha, filho e um terceiro personagem, que a mãe nunca revelou a existência). Fica bastante explícito no testamento lido pelo testamenteiro aos seus filhos, que este terceiro personagem é um irmão que eles desconhecem.
O testamento é redigido como um enigma, convocando os filhos a procurar o irmão desconhecido.
No desdobramento do percurso, descobertas surpreendentes irão desvendar a origem e trajetória da vida da Mulher que Canta e do terceiro personagem, que no decorrer do filme iremos descobrir que ele é um “além-irmão”, se assim posso considerar.
A segunda diz respeito ao acaso surpreendente que todos desconhecem. Um acaso que no passado transformou definitivamente a vida da Mulher que Canta alcançando a todos os personagens, uma ferida no ser que não cicatriza.
Na peça Édipo Rei um Oráculo anuncia um enigma no qual o personagem Édipo não sabe que está envolvido. No filme, qual é a posição que assume o terceiro personagem?
No decorrer dos anos Édipo transformou-se num bravo guerreiro. Em que se transformou esse terceiro personagem?
Édipo cega-se ao conhecer o enigma. O que acontece com A Mulher que Canta ao descobrir por acaso, quem é esse terceiro personagem? O que aconteceu?
Estou apenas provocando a sua curiosidade, tá ligado(a)?
O filme não é xerox da peça, longe disso. E como todo filme acredito que possa ser visto com outros olhares.O filme é show de bola, e o delírio é meu!!
Então você está me pedindo dicas do filme! Tudo bem. Mas sem múltipla escolha.
Todo enigma é apresentado como um jogo de quebra cabeças; ou, se quiser: imagine-se no centro de um labirinto com vários corredores sem nenhuma indicação de saída?
Por onde ir? Não descole os olhos da tela.
Perguntas:
1)No filme, quem lança o enigma (exercendo a função do Oráculo) ao fazer uma revelação, provocando direta ou indiretamente as seguintes indagações: “Conheça a si mesmo”, “Saiba quem você é”?;
2)Em que momento, no encontro com o acaso, A Mulher que Canta tem acesso a revelação?;
3)Qual o sentido que um dos filhos quer dizer com 1+1=1?
4)Será esse 1+1=1 não é a representação matemática que o diretor utilizou para simbolizar o título do filme, Gêmeos?
Portanto, enigma, acaso, Édipo, A Mulher que Canta, os seus filhos e um terceiro personagem desconhecido e central da trama do filme, fazem parte de alguns elementos da estrutura narrativa da tragédia grega.
Viu, não contei o filme.
Todo labirinto do enigma ocorre em cidades localizadas no Oriente Médio, onde os confrontos políticos estão imersos em um ódio pela diferença religiosa. “Assistimos” a todo tipo de crueldade, a violência descarnada beira a barbárie. Mas, atenção é importantíssimo as aspas no assistimos!
Não é um filme que banha a tela de sangue, cabeças cortadas etc desses da sessão da tarde na televisão. O diretor utiliza duas estratégias para evitar que os espectadores tenham acesso ás cenas com maior impacto de violência. Primeira estratégia: pense numa espécie de ante-sala dos acontecimentos, na qual é nossa imaginação que age ou bloqueia o acontecimento.
Segunda estratégia: a) filma as cenas violentas à distância, muda rapidamente de câmara, mudando também de cena antes que o ato seja mostrado na tela, o que desloca a visão do expectador(a);
b) ou ainda de maneira inteligente, afasta e posiciona a câmara, embaçando as imagens (uma espécie de anteparo), para que a visão do expectador não fique envolvida diretamente nas cenas.
Estamos diante de um diretor que não apela para a banalizando da violência. Uma lição para aqueles diretores, que para mim, nada acrescentam em seus filmes, quando exploram a violência de forma apelativa, e que por isso não faço qualquer comentário sobre sua suposta arte rotulada de cult. 

Reinaldo Silva

Nota: Freud fundamentou o ensino teórico e prático da psicanálise freudiana pelo conceito Complexo de Édipo, extraído pela sua interpretação da peça Édipo Rei




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