quarta-feira, 4 de março de 2020

O Sonho de Wadjda (Haifaa al Mansour,2013)


Vídeo-apresentação do filme: Beatriz Lyra Ferreira
 
SOBRE A DIRETORA DO FILME:
Nascida em 1974 na Arábia Saudita, Haifaa Al Mansour é considerada uma das figuras cinematográficas mais importantes do reino saudita .Ela começou sua carreira no cinema com três curtas, Who ?, The Bitter Journey e The Only Way Out. O sucesso de seus três curtas-metragens, bem como a aclamação internacional de seu documentário premiado em 2005, Women Without Shadows, que lida com o costume da abaya , influenciou toda uma nova onda de cineastas sauditas. Seu trabalho é elogiado e difamado também por encorajar discussões sobre temas geralmente considerados tabus, como tolerância, a ortodoxia e a necessidade de os sauditas olharem criticamente a sua cultura tradicional e restritiva.
O documentário Women Without Shadows,sobre a vida oculta das mulheres nos Estados árabes do Golfo Pérsico recebeu a Adaga de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Mascate e uma menção especial do júri no quarto Festival de Cinema Árabe em Roterdã. POr esse filme, ala recebeu cartas de ódio e críticas por não ser religiosa, o que nega.
O filme Wadjda, que ela escreveu e dirigiu, estreou mundialmente no Festival de Veneza de 2012.É o primeiro longa-metragem a ser filmado inteiramente na Arábia e a partir de 2013, o único longa-metragem feito nesse pais por uma diretora. O filme foi financiado pela Rotana, a produtora de filmes do príncipe Al-Waleed bin Talal.
Wadjda foi selecionada como a entrada da Arábia Saudita para o Melhor Filme de Língua Estrangeira no 86º Oscar, Para Haifaa Al Mansour, não foi fácil ser pioneira. Ela teve que dirigir as cenas exteriores em Riad de dentro de uma van, assistindo os atores nos monitores e se comunicando via walkie-talkie porque o país é segregado e as mulheres não deveriam trabalhar em público e com os homens.
Em janeiro de 2019, Al-Mansour recebeu um Crystal Award na reunião de 2019 do Fórum Econômico Mundial em Davos por sua liderança na transformação cultural no mundo árabe.
FONTE: Wikipedia  
Para saber mais sobre a diretora e o filme
Wadjda: A Conversation with Haifaa Al Mansou
https://www.culturalweekly.com/wadjda-conversation-haifaa-al-mansour/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário