Já pensou em juntar um grupo de amigos com gostos e opiniões parecidos e construir um clube? Essa é a história do Lumière – Loucos por Cinema. O grupo cineclubista foi criado em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e, há três anos, realiza encontros para compartilhar o interesse pela sétima arte.
“Os cineclubes são espaços democráticos que promovem a reflexão à realidade, facilitando o acesso a diversos filmes e cinematografias, e valorizando a experiência da divulgação e da exibição”, explica Joaquim Ferreira, que é um dos fundadores do grupo.
O nome do clube traz referência ao sobrenome de duas pessoas importantíssimas na história do cinema: os irmãos Lumière, que em 1895 realizaram a primeira projeção cinematográfica do mundo, na França. Além disso, a referência também brinca com o nome de Lumiar, distrito de Nova Friburgo em que está localizado o clube.
Uma curadoria coletiva feita a partir de indicações pessoais de integrantes do clube é a forma de escolha das obras a serem transmitidas, toda semana.
“Ao criarmos o grupo consideramos que o cinema une e reforça laços de amizade, tolerância e companheirismo. Esta tem sido nossa prática: a cada sessão, a cada filme exibido agregamos pessoas e compartilhamos opiniões sobre cinema, sobre o mundo projetado na tela para o aperfeiçoamento do pensamento crítico e da prática democrática”, completa Joaquim.
Filmes exibidos pelo cineclube são escolhidos pelos integrantesFilmes exibidos pelo cineclube são escolhidos pelos integrantes.
O grupo cineclubista aceita a participação de novos integrantes e, para participar, basta começar a frequentar as reuniões do grupo.
“Realizamos sessões aos sábados e, desde agosto, também às terças-feiras, incorporando na nossa programação o projeto Ciclo de Filmes "Grandes Diretores". O ciclo atual é dedicado ao diretor francês François Truffaut . As sessões são realizadas na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Promovemos, também, sessões no Espaço Ecoarte, em São Pedro da Serra, às sextas-feiras, pelo menos uma vez por mês. Todas as nossas exibições são gratuitas”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário