DIA 3 DE JANEIRO,SEXTA-FEIRA, 18 HORAS
ESPAÇO ECOARTE / SÃO PEDRO DA SERRA
Documentário dirigido por Catherine Murphy, sobre a Campanha de Alfabetização Cubana de 1961.Neste ano, mais de 250.000 cubanos aderiram à Campanha e ensinaram mais de 707.000 outros cubanos a ler e escrever. Quase metade desses professores voluntários tinha menos de 18 anos. Mais da metade eram mulheres.
Em 1961, mais de 250.000 cubanos aderiram à Campanha Nacional de Alfabetização de seu país e ensinaram mais de 707.000 outros cubanos a ler e escrever. Quase metade desses professores voluntários tinha menos de 18 anos. Mais da metade eram mulheres.
O filme, narrado pela autora vencedora do Prêmio Pulitzer, Alice Walker, explora as experiências de nove das mulheres que, quando jovens, ajudaram a erradicar o analfabetismo cubano em um ano. Entrelaçando entrevistas recentes, imagens de arquivo e fotos de campanhas, este documentário inclui uma das primeiras cubanas de sua geração a se chamar feminista e um dos primeiros membros abertamente orgulhosos da comunidade LGBT de Cuba.
*Seleção oficial no Festival Internacional de Cinema Latino de Los Angeles e no Festival de Cinema Latino de San Francisco
Dirigido pelo cineasta Fernando Pérez, o longa é uma mistura de ficção e documentário que tem como temática a cidade de Havana, onde o diretor se utiliza de pequenos fragmentos do cotidiano de dez pessoas comuns.
No filme, uma diversidade de rostos e lugares locais misturam-se às histórias de várias figuras anônimas. Cada uma das pessoas representa a curiosa multiplicidade dos grupos sociais que vivem hoje em Havana. Os dez personagens reais representam as suas próprias vidas sem entrevistas, diálogos ou narração. Um jovem bailarino, uma senhora vendedora de amendoins, uma criança com síndrome de Down, um médico que sonha em ser ator, entre outros.
Mesmo lançado em 2003, o filme ainda prima pela atualidade.
No final, cada um dos protagonistas é apresentado com seu nome, idade e sonhos, num panorama da cidade onde um dia é sempre igual ao outro, com alguma diferença. As profissões, os costumes, os ritos e as idiossincrasias de um povo que exibe alegria, apesar de todos os problemas.
* Suite Habana ganhou dois Kikitos de Ouro no Festival de Gramado: Prêmio Especial do Júri e Prêmio da Crítica. Prêmio SIGNIS, no Festival de San Sebastián, Espanha; Melhor Trilha Sonora no Festival de Trieste; e doze prêmios no Festival de Havana: Filme, Diretor, Trilha Sonora, Som, Pôster, Associação de Imprensa de Cuba, El Mégano, FIPRESCI, Glauber Rocha - Menção Especial, Martin Luther King, Memoria Documentary e Círculo Cultural UPEC.
DIA 4 DE JANEIRO,SÁBADO, 19 HORAS
EUTERPE LUMIARENSE
BLOQUEIO CONTRA CUBA
2019;Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba ;22 min.
Este vídeo mostra as agressões que Cuba vem sofrendo por parte dos EUA desde o início de sua Revolução. Mostra também a firmeza e a determinação do povo cubano em não se render às pressões exercidas pela maior potência econômica e militar do planeta em todos os tempos. Há mais de cinco décadas o país vem sendo obrigado a suportar o maior bloqueio já exercido sobre qualquer país na história da humanidade - somando-se a isso diversos ataques terroristas e atos de sabotagem que visam destruir seus meios de produção com vista a causar-lhe escassez de alimentos e outros recursos. No entanto, Cuba dá um exemplo para a toda a humanidade de que é possível resistir vitoriosamente a toda essa monstruosa agressão imperialista quando um povo está dotado de consciência política, determinação de luta e organização.
DIA 5 DE JANEIRO,DOMINGO, 18 HORAS
ESPAÇO ECOARTE / SÃO PEDRO DA SERRA
DIREITOS EM REVOLUÇÃO (DERECHOS EM REVOLUCIÓN)
2019;Associação Cubana das Nações Unidas;Dir:Karen Brito; 47 min.
Filme mostra os direitos humanos que os cubanos possuem desde o triunfo da Revolução Cubana em 1959 com imagens e depoimentos dos próprios detentores destes direitos em cenários reais mostrando a vida comum em Cuba.
2019 ; Produção:Resumen Latino-americano –Cuba Syara Salado Massip e Victor Villalba Gutierréz ;40 min.
Como a Revolução Cubana a partir de 1959 coloca em prática uma política integral e universal para proteger os direitos das crianças desde sua concepção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário