sexta-feira, 4 de outubro de 2019

CICLO DE FILMES "GRANDES DIRETORES " - PEDRO ALMODÓVAR :Tudo Sobre Minha Mãe (1999)


Indicação ,apresentação do filme e texto : Cristina Felício


TUDO SOBRE MINHA MÃE(1999)
Drama/Comédia com Cecília Roth, Penélope Cruz, Marisa Paredes;Música:Alberto Iglesias;Oscar de melhor filme, Prêmio Goya: melhor filme,Cenografia,Direção,Melhor Atriz, Trilha Sonora e Maquiagem.Homenagem ao filme  A Malvada"(1950, Joseph L. Mankiewicz) com Bette Davis

O filme surgiu de uma breve cena da "Flor do meu segredo"(1995) .Quando lançou "Tudo Sobre Minha Mãe", Almodóvar era "apenas" um excêntrico e interessante diretor espanhol que fazia da fauna suburbana madrilenha,o seu espaço de problematização, sátira e denuncia entre cores quentes, direção kitsch e temas que giravam em torno do vicio, prostituição, homossexualidade e travestimo, com humor ,mesclando tragédia e comedia no cotidiano das pessoas à margem da sociedade.
O refinamento temático veio com " A Flor do Meu Segredo"(1995) e "Carne Trêmula"(1997) e coloco '"Tudo Sobre Minha Mãe" no caminho do amadurecimento definitivo do diretor.
A história acompanha Manuela ( Cecília Roth) que vê seu único filho Esteban morrer no dia que completava dezessete anos, em um acidente de recria uma das famosas cenas de "Noite de Estréia "(John Cassavetes).Arrasada, Manuela vai a Barcelona em busca do pai de seu filho.
Em comparação aos filmes anteriores, assistimos a uma obra mais plácida e, ao mesmo tempo,mais profunda.O ambiente sanguíneo, cor símbolo fundamental do principio da vida ,é explorado pelo fotografo brasileiro Afonso Beato.
A direção mantém o ritmo de valorização e destaque da mulher, com toda a delicadeza e fúria necessárias para tratar questões de gênero, mixando os estilos formais e temáticas femininas de George Cukor, Douglas Sirk e Werner Fassbinder, onde o desejo, a ausência , a sublimação e o desespero andam de mãos dadas com inúmeras variações sexuais.A "cidade das mulheres" almodovarianas, explicitamente felinnianas, recria um gênero, a partir da transgressão dos tabus, fabricados sobre o amor, o sexo, o casal, a maternidade e a família burguesa..O grande encanto do roteiro é que tendo plantado a tragédia desde o inicio, toda a trajetória acaba desaguando em um ode a vida, o amor , as pessoas e ao perdão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário