terça-feira, 12 de junho de 2018

Dersu Uzala( 1976, Akira Kurosawa)




Indicação, apresentação do filme e texto:  Anneliese Kraus

       É o 26º filme do diretor Akira Kurosawa (1910 - 1998). Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1976 e Prêmio de Ouro do Festival de Moscou. Grande sucesso internacional.
         Filme com diretor japonês, mas integralmente falado em russo e com atores russos.
         Adaptação da obra autobiográfica de 1902 de Vladimir Arsenyev.
         História de uma nativo Nanai, caçador solitário nas florestas siberianas que certa vez atravessa o caminho de uma pequena divisão do exército russo que percorre a Sibéria em missão cartográfica.
      O capitão convida Dersu para ser seu guia, já que este conhece bem a região. Assim se desenrola o filme e vai crescendo a amizade entre os dois.
      Com famosas panorâmicas, onde os personagens são vistos de longe e indistintamente. Esse plano exprime a impotência dos personagens dominados pela natureza. As cores do filme ressaltam a natureza selvagem em uma época que a civilização ainda não havia chegado a todos os cantos do planeta. Montagem lenta em meio à natureza selvagem, criando deste modo uma visão contemplativa.
         A segunda parte do filme  evolui mostrando os problemas trazidos pela velhice para Dersu. O capitão oferece moradia para Dersu, mas ele não se acostuma com a civilização.
         O filme tem como tema não só a amizade improvável entre um capitão do exército e um nativo, mas o embate entre o perfeito entrosamento entre o homem e a natureza e o nosso isolamento desta com a consequente exploração desta por aquele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário