domingo, 10 de setembro de 2017

Neruda( 2016; Pablo Larraín)


Indicação , apresentação do filme e texto : Luiza Borba

Quero começar apresentando o filme através de seu diretor Pablo Larrain , jovem cineasta chinelo nascido em 1976, também produtor e roteirista.Seu primeiro  filme de longa metragem “Tony Moreno” aparece em 2008 .Em 2013 recebe o prêmio de melhor diretor pelo filme “No”, conquistado no Festival de Cannes. Em 2015, “O Club”,é considerado o melhor filme estrangeiro, no Festival Internacional de Berlim conquistandoo Urso de Prata. Em 2016 se desafia a realizar dois filmes; “Jackie”,inspirado na figura de Jaqueline Kennedy e “ Neruda “,figura mitológica da História Chilena. O roteirista de ”Neruda “,é Guilherme Calderon , ator, dramaturgo e diretor teatral também chileno, nascido em 1971. Calderon foi também roteirista de ”O Club “ e de “ Violeta foi para o Céu “outro filme latino americano apresentado no nas sessões do Lumiére. Só para sentirem a farsa combativa da arte de Calderon, ele diz que : _“ Teatro é campo de guerra “Em suas peças teatrais ele procura dissecar a história e a política do Chile.Dois grandes atores assumem o protagonismo do filme, o chileno Luis Gnecco como Neruda e Gael Garcia Bernal,mexicano,como o policial Oscar Peluchonneau. Segundo Larrain  e atores , o filme Neruda é “ um jogo de ilusão”. Ele diz ;-“E isto que eu amo fazer com o cinema ,nada em Neruda  é verdadeiramente real”. Baseado na vida do poeta, ele realiza um filme inventivo, lúdico e audacioso. Ao fazer o filme ,Larrain se inspirou em Godard , em John Ford e no absurdo que havia nos filmes de 80.Larrain comenta uma reflexão de Godard .Ela dizia justamente que a maioria dos realizadores  de filmes  se consideravam como aeroportos ,como estações, mais que ele preferia  se ver como um trem,um avião, por causa desta idéia de movimento, de transição .Diz Larrain:_”Para mim, esta é uma forma incrível de descrever o cinema,como alguma coisa  que deve ir  de um lugar a outro sem jamais verdadeiramente  chegar ou partir de alguma parte ,mas justamente fazer a transição”. Larrain acrescenta ainda ;-“Eu não gosto dos filmes onde tudo está dito  e concluído. Eu acredito  verdadeiramente na inteligência do público e eu quero trabalhar  com esta inteligência, esta sensibilidade, assim podemos brincar com os espectadores.” Ele faz questão de destacar  que não se trata de um filme sobre Neruda e sim sobre seus criadores. _” É muito mais um filme nerudiano,uma ficção com os elementos do mundo nerudiano, com seu universo literário. Eu tinha interesse de voltar aquela época pois seus sonhos eram diferentes .Minha geração não sabia o que tinha se passado lá e me parecia interessante olhar para este tempo com um olhar contemporâneo”. “Neruda “,para mim ,é um filme provocante , que me instiga,como espectadora a participar atentamente de seu jogo, de sua trama intrigante entre os dois personagens que ora se fundem , se separam e se confundem.

Fonte de pesquisa :www.cinemasparalleled.qc.ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário