sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Cão Danado (Akira Kurosawa;1954)


 Indicação, apresentação do filme e texto :Fábio Martins.

Cão Danado (Nora Inu) — Japão, 1949;Direção: Akira Kurosawa
Roteiro: Ryûzô Kikushima e Akira Kurosawa; 
Elenco: Toshirô Mifune, Takashi Shimura, Keiko Awaji
Duração: 122 min.

Um jovem policial, Murukami (Toshirô Mifune), tem sua pistola furtada quando estava em um ônibus lotado. Humilhado e envergonhado, parte obsessivamente na tentativa de recuperar sua arma. O filme remete a um drama policial noir e guarda paralelo com Ladrões de Bicicleta de Vitorio de Sica, de 1948. Mas o roteiro volta-se para o aprofundamento psicológico das personagens. Uma sequência famosa e sem palavras, que dura mais de oito minutos, mostra o detetive disfarçado como um veterano empobrecido, vagando pelas ruas à procura do ladrão de sua arma.
Destacam-se no filme a fotografia e a direção de arte, que logram transmitir uma forte sensação de calor ao espectador, pois o drama se passa em dias insuportavelmente quentes, contando com uma interpretação claustrofóbica que amplia sua dramaticidade. Os atores principais são os mesmos de o Anjo Embriagado e Takashi Shimura ganhou o prêmio de melhor ator no Mainichi Eiga Concours de 1950, que conferiu também ao filme os prêmios de melhor montagem (Fumio Hayasaka), melhor fotografia (Asakazu Nakai) emelhor direção de arte (So Matsuyama). Adaptado de um romance não publicado de Kurosawa, com estilo de um de seus escritores favoritos, Georges Simenon, foi a primeira colaboração do diretor com o roteirista Ryuzo Kikushima, que mais tarde o ajudaria a escrever os roteiros de outros oitofilmes. Trata-se de uma história de detetive sem tiroteios, caçadas e triunfo inconteste do mocinho. O ponto focal do argumento é a obrigação moral e neurótica do protagonista em recuperar sua arma roubada, movido mais pela honra e sentimento de culpa, pois a arma passa a ser utilizada no cometimento de crimes. Mas, a passionalidade do jovem policial não o deixa agir racionalmente, até que um detetive mais experiente e perspicaz, Sato(Takashi Shimura), o ajuda a rastrear o ladrão. 
Cão Danado, embora gire em torno do furto de uma arma, revela um pano de fundo socialque torna esse fato parecer pouco relevante em vista dos problemas muito maiores que são enfrentados pela sociedade. Se o policial é um profissional de grande importância para a sociedade, é também vítima dessa mesma sociedade, mas não só ele, pois o ladrão é levado ao mundo do crime pelo desespero na luta pela sobrevivência em uma sociedade desigual. Esse olhar para a natureza humana será marcante na obra de Kurosawa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário