quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

SESSÃO ECOARTE- ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO CUBANA

Link para a matéria do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba




JANEIRO: MÊS DE ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO CUBANA

PROGRAMAÇÃO:
ESPAÇO ECOARTE LIVRARIA/São Pedro da Serra

QUINTA-FEIRA,06/01
LUCIA
1968,CUBA;Direção e Roteiro: Humberto Solas;150 min
Elenco: Raquel Revuelta, Eslinda Nuñez, Adela Legrá
Três mulheres de nome Lucia  vivem em momentos históricos diferentes em Cuba. A primeira, de familia rica, vive no final do séc XIX em meio as lutas pela independência, e se apaixona por um rico espanhol, que dará inicio a um pesadelo pessoal. A segunda ,vive  sob a ditadura de Machado, década de 1930 e se apaixona por um militante de esquerda. A terceira, já na Cuba revolucionária, é uma camponesa que se casa com um homem machista e autoritário.

SEXTA-FEIRA,07/01

SACHA :UMA CRIANÇA DE CHERNOBYL
(Sacha: un niño de Chernobyl)
2021;CUBA;Direção:Roberto Chile e Maribel Acosta;Produção: Resumen Latinoamericano.;39 min.
Sacha é uma das 26.000 crianças da Rússia e da Ucrânia  que receberam tratamento médico gratuito em Cuba após o acidente nuclear de Chernobyl. Com base em testemunhos, material de arquivo e imagens filmadas em Havana e Kiev, o documentário nos aproxima da história de Sacha e do extraordinário gesto de solidariedade humana protagonizado por Cuba, que salvou vidas  e curou a doença das crianças que participaram do programa humanitário mais longo da história 
SÉRGIO E SERGUEI
(Sergio & Sergei)
2017;CUBA/ESPANHA.;Direção: Ernesto Daranas Serran;93 min
Elenco:Elenco: Tomás Cao, Héctor Noas, Ron Perlman;Armando Miguel Gómez;Ailín de la Caridad Rodriguez
A URSS se desintegra e Cuba entra em uma grande crise econômica. As vidas de Sérgio, radioamador cubano e de Serguei, cosmonauta soviético em órbita se cruzam, dando origem a uma inesperada amizade que os ajudará a enfrentar um mundo em transição.


SÁBADO,08/01

CUBA: O DESAFIO DO POSSÍVEL
(Cuba:El Desafio de Lo Posible) 
2019;CUBA; Direção: Roberto Chile;22min.
O documentário  mostra as dificuldades e desafios vividos pelo cubanos em especial por causa do bloqueio que os governos estadunidenses insistem em manter contra Cuba.
MEMÓRIA CUBANA
2010;BRASIL;Direção e Roteiro: Alice de Andrade;71 min
Através dos arquivos do cinejornal cubano Noticieros  do ICAIC, o filme mostra os acontecimentos mais marcantes da segunda metade do século 20 visto pelas lentes dos documentaristas da ilha. Durante três décadas e sob a direção geral de Santiago Álvarez, esses cineastas testemunharam quase tudo: dos temores da Guerra Fria aos virtuosos solos de Bola de Nieve ao piano; da descoberta dos campos de extermínio no Camboja à Revolução dos Cravos em Portugal. Em 2009, os negativos originais dos Noticieros ICAIC Latinoamericanos foram declarados “memória do mundo” pela Unesco.


DOMINGO,09/01

MINHA PRIMEIRA TAREFA 
(Mi Primera Tarea)
2021; CUBA/EUA; Direção: Catherine Murphy;25 min.
Em 1961,mais de 100.000 jovens participaram da Campanha Nacional de Alfabetização, na qual conseguiram, em menos de um ano, declarar Cuba território livre do analfabetismo. Entre os milhares de adolescentes que participaram deste desafio estava Silvio Rodríguez Domínguez, que tinha apenas 14 anos de idade. Aqui ele nos dá seu testemunho, contado em primeira pessoa, sobre a experiência que definiu sua vida quando ensinou uma família em uma comunidade camponesa a ler e escrever. 
BUENA VISTA SOCIAL CLUB
ALEMANHA/CUBA/EUA;1999;Direção:Win Wenders;105 min.
O Buena Vista Social Club de Havana foi um clube de música e dança que teve seu auge na década de 1940. Na década de 1950, o clube fechou .Em 1996 o músico estadunidense Ry Cooder foi até Havana tentar reencontrar essas lendas da música cubana. O documentário mostra momentos antológicos de apresentações do grupo, alternados com depoimentos dos próprios músicos onde eles se sentem mais a vontade: Havana.



APRESENTAÇÃO DAS SESSÕES:
Carmen Diniz
( Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba)


Nenhum comentário:

Postar um comentário