segunda-feira, 31 de maio de 2021

CLÁSSICOS DO CINEMA MUDO

 


Em junho, o Lumière- Loucos por Cinema completará 5 anos de existência!No contexto das artes e da cultura, o cinema é elemento fundamental para a compreensão .da realidade  que aliado aos princípios do cineclubismo, necessita cada vez mais democratizar o seu acesso. Neste  período da pandemia e com a impossibilidade das sessões presenciais , o Lumière manteve a regularidade de suas  exibições com as apresentações on-line.Uma das linhas de exibição que o Lumière apresentou  nesse 5 anos de existência é a das diversas cinematografias e a história do cinema .Assim, em junho, nossa programação será dedicada aos clássicos do cinema mudo com o objetivo geral de mostrar suas  técnicas ,narrativas e estéticas  como fundamentais para a formação do cinema contemporâneo. As indicações dos filmes, mesmo com um numero reduzido de sessões, sugerem importantes reflexões a partir do legado do cinema mudo O cinema nasceu mudo e esse aspecto revelou uma de suas características , a universalidade , que possibilitava imagem e expressões  e significados serem captados por culturas diversas. Contudo, a introdução do som no cinema encontrou certa animosidade e resistência. Um dos nomes mais destacados dessa  resistência foi o de Charlie  Chaplin.que  criticava a  perda do encantamento da imagem na medida em que o som foi introduzido .Na realidade , a dimensão do som que Chaplin reclamava era o excesso de diálogos , falas e mais falas , que ofuscavam o que é seminal na arte cinematográfica: a imagem. A introdução da fala, deveria ter  o cuidado de  não competir com a imagem. Para Chaplin ,como compositor que era, a trilha sonora deveria ser sincrônica e suave sem esconder o significado e encantamento da imagem, e sim contribuir para reforçar seu significado.Em épocas digitais e de grande disponibilidade de recursos tecnológicos, muitos diretores exageram e distorcem as imagens. Trilhas sonoras que abafam falas, falas que  escondem imagens e imagens absolutilizadas que resultam em êxitos de diretores com muita formação técnica dentro dos cânones da "light magic"., mas com pouca sensibilidade social e conhecimento empírico .Os resultados são  narrativas impessoais e muitas vezes historicamente desvinculadas .Essa reflexão é importante para situarmos  o cinema mudo como fundamental para o entendimento da arte cinematográfica. Diretores como Buster Keaton, Fritz Lang, Georges Méliès, Robert Wiene;,Carl Theodor Dreyer, Friedrich  Murnau,Alfred Hitchcock, o próprio Chaplin, dentre outros, anda contribuem para o cinema contemporâneo  na medida em que as inovações de suas obras  foram apreendidas por diretores que perceberam , e ainda percebem .a importância do estudo e da compreensão dos filmes  clássicos. 


PROGRAMAÇÃO


QUINTA,3 DE JUNHO
IRMÃOS LUMIÈRE:PRIMEIROS FILMES (The Lumière Brothers' First Films (1895-1897)

Direção: Auguste e Louis Lumiére;61 min.
FRANÇA;1996 ;Narração: Bertrand Tavernier ;Edição Thierry Frémaux;Brian Kelley.,
Uma coleção de curtas-metragens feitos pelos Irmãos Lumière, na França ,na passagem do século XIX para o XX.

SEXTA; 4 DE JUNHO
VIAGEM À LUA(Le voyage dans la lune)

FRANÇA;1902.
Direção e Roteiro: Georges Méliès;18 min
Elenco: Georges Méliès, Bleuette Bernon, Henri Delannoy,Folies Bergère.
O filme conta a história de um grupo de cientistas que constrói uma nave para ir à lua, onde, durante sua exploração, descobrem que ela é habitada por seres extraterrestres, com os quais lutam até que consigam retornar à Terra.

O HOMEM-MOSCA(.Safety last)
EUA;1923
Direção:Fred C. Newmeyer;70 min.
Elenco:Harold Lloyd,Mildred Davis, Bill Strother
Em 1922, o jovem inexperiente Harold tomou uma decisão: abandonar sua pequena cidade natal, no interior, e partir para a cidade grande em busca de sucesso profissional. Depois de um tempo, finalmente consegue um emprego como vendedor em uma grande loja de departamentos, sem imaginar que este seria o início de muitas aventuras e que algumas poderiam até causar sua morte

SÁBADO, 5 DE JUNHO
A GENERAL
(The General)
EUA;1926 ;
Direção: Buster Keaton.;107 min
Elenco :Buster Keaton;Marion Mack Glen Cavender
Johnnie Gray é apaixonado por sua locomotiva chamada General, e também por Annabelle. Durante a Guerra da Secessão, General e Annabelle são raptadas por espiões da União e Johnnie tentará salvá-las em uma aventura através da ferrovia.

SEXTA; 11 DE JUNHO
PASTOR DE ALMAS( The Pilgrim)

EUA;1923
1923 ;Direção e Roteiro: Charlie Chaplin.;48min..
Elenco:Charlie Chaplin ; Edna Purviance;Mack Swain;Sidney Chaplin
Um prisioneiro escapa da prisão, se veste de pastor para passar despercebido e foge em um trem. Os problemas começam quando ele desembarca em uma estação onde, por coincidência, há um pequeno povoado aguardando ansiosamente a chegada de um novo reverendo. 
O GAROTO (The Kid)
EUA;1921
Direção e Roteiro: Charlie Chaplin.;68 min.
Elenco: Charlie Chaplin,Jackie Coogan,Edna Purviance
Uma mãe abandona seu filho com um bilhete em uma limusine, mas o carro acaba sendo roubado e a criança é deixada em uma lata de lixo. Um vagabundo encontra o bebê e passa a cuidar dele. Cinco anos depois, a mulher tenta encontrar o filho perdido.

SÁBADO, 12 DE JUNHO
METROPOLIS

ALEMANHA;1927
Direção:Fritz Lang;153 min
Roteiro Fritz Lang e Thea von Harbou
Elenco:Brigitte Helm,Alfred Abel,Rudolf Klein-Rogge
A cidade de Metrópolis é dividida em duas: de um lado estão os operários, vivendo na miséria e explorados por máquinas. Do outro, estão os políticos, que desfrutam de um jardim idílico. Uma história de amor surge entre os dois extremos da cidade.

SEXTA; 18 DE JUNHO
O GABINETE DO DR. CALIGARI (Das Cabinet des Dr. Caligar
i)
ALEMANHA;1920
Direção:Robert Wiene;80 min.
Elenco:Werner Krauss,Conrad Veidt,Lil Dagover
Em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

SÁBADO, 19 DE JUNHO
O INQUILINO SINISTRO(The Lodger: a Story of The London Fog)

REINO UNIDO;1927
Direção e Roteiro: Alfred Hitchcock;79 min.
Elenco:Marie Ault,Arthur Chesney,Reginald Gardiner
No filme, livremente baseada nos assassinatos de Jack, o Estripador, no século XIX em Londres, , uma senhora suspeita que o inquilino de um dos seus apartamentos é o tal serial killer.

SEXTA; 25 DE JUNHO
A PAIXÃO DE JOANA D'ARC (La Passion de Jeanne D'Arc)

FRANÇA;1928 Direção: Carl Theodor Dreyer;104 min
Elenco: Maria Falconetti, Eugene Silvain, André Berley
No século XV,a jovem camponesa Joana D'Arc é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor da Inglaterra, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa suas últimas horas de vida capturada e torturada pelos ingleses.

SÁBADO, 26 DE JUNHO
NOSFERATU(Nosferatu, Eine Symphonie Des Grauens)

ALEMANHA;1922
Direção: F. W. Murnau ;94 mim.
Roteiro:Bram Stoker
Elenco: Max Schreck, Greta Schroeder, Gustav von Wangenheim
Hutter agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário