terça-feira, 8 de setembro de 2020

CINEMA LATINO-AMERICANO : Dólares de Areia (Laura Amelia Guzmán;2015) / Pássaros de Verão (Cristina Gallego e Ciro Guerra ;2018)


 


Apresentação de Dólares de Areia: Anna Luiza Costa (CFCAM-Nova Friburgo/RJ)


Apresentação de Pássaros de Verão : Joaquim Ferreira

Baseado em fatos,o filme colombiano mostra as disputas de uma família indígena que se envolve com o tráfico de drogas colocando em risco as tradições e cultura dessa comunidade tradicional. 
A família que está no centro dessa  narrativa pertencente ao povo indígena Wayuu,(uaiús, também chamados guajiros, ,grupo étnico ameríndio da península de La Guajira, na costa caribenha colombiana da Colômbia e noroeste da Venezuela,)
Os diretores Ciro Guerra já trataram anteriormente de temáticas similares às apresentadas em com o filme O Abraço da Serpente, de 2015  indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro, que explorava o desmanche cultural que a presença de estrangeiros ocasionara no rico cenário amazônico.
O período histórico retratado é conhecido La Bonanza Marimbera” (A “bonança da maconha” , período em que o tráfico ganhou imenso peso, de 1975 a 1985 
O filme começa no emblemático ano de 1968, quando a Contracultura mobilizava a juventude norte-americana interessada em novas experiências de vida. Entre elas, fumar maconha ou experimentar LSD. Jovens, muitos deles hippies, foram convocados a prestar serviços nos chamados “Corpos da Paz” em diversos países da América Latina financiadas por seu país, na verdade um ativismo contra o “risco comunista” na América Latina
A abordagem desenvolvida é completamente diferente daquelas que já foram contadas sobre crimes e tráfico de drogas”, sem o  glamour e espetacularização ou meramente as conseqüências ., Pássaros de Verão transcende o  cinema de gênero sobre tráfico de drogas e violência . O que os diretores buscaram foi “o começo de tudo”, a origem e a base “daquilo que nós ainda estamos vivendo”, especialmente  pelo alto preço por conta  do fim  das tradições e das culturas tendo como exemplo  a má fama de nomes como Pablo Escobar e dos Cartéis de Cali e Medelín, temas  sensíveis  a autoestima do povo colombiano. 
O filme é dividido em cinco contos e tem uma estrutura épica .Ciro Guerra e Cristina Gallego usaram intérpretes pouco conhecidos e muitos “atores oriundos das comunidades retratadas como por exemplo,  José Acosta, que incorpora o protagonista Raphayet  e Carmiña Martínez que interpreta Úrsula, a mãe, personagem catalisadora que passa por dificuldades ao perceber que no mundo patriarcal que sua família está adentrando, as palavras e experiências de uma mulher tem pouca para nenhuma importância. Os Wayuu respeitam a importância do matriarcado.
Tecnicamente ,é importante destacar o  uso de grandes planos abertos para mostrar ao público os ambientes onde os personagens transitam e  quase não utiliza closes,. Se alguém leva um tiro, o foco fica no atirador, fazendo a audiência ver apenas depois a conseqüência dos atos violentos
Os roteiristas  construíram uma história local, mas, ao mesmo tempo universal, de como o capitalismo, e sua natureza predadora , funciona como desagregador de  valores, mercantilizando  a relações sociais .


Nenhum comentário:

Postar um comentário