Texto : Joaquim Ferreira
Nascido em janeiro de 1920, o diretor realizou, de 1945 até 1992 – um ano antes de falecer aos 73 anos– uma das filmografias mais amplas e ricas da história do cinema.
Fellini é reconhecido como um dos mais influentes cineastas de todos os tempos . Foi também influenciado por outros nomes importantes do cinema como Buñuel, Chaplin, Eisenstein, por exemplo E no seu centenário de Fellini, , o Lumiere apresentará uma série de 10 filmes do diretor ,nos seus 100 anos. É uma escolha pessoal e portanto subjetiva. Mas acredito que os filmes escolhidos apresentem os aspectos marcantes e construtores da obra da cinematografia felliniana, enfatizando as suas principais mudanças estéticas.
Antes de assumir a direção, Fellini foi cartunista e roteirista de rádio e cinema. Em 1945 colaborou no roteiro do filme inaugural do neorrealismo italiano Roma, cidade aberta, de Roberto Rossellini.
Os longas-metragens dos anos 1950 - Os boas-vidas (1953), A estrada da vida (1954) e Noites de Cabíria (1957) - vão revelar a construção inicial de sua narratividade, oscilando entre a comédia de costumes e o realismo crítico
Aparentemente sua obra começa no neorrealismo De fato, suas primeiras produções datam dos anos 1950, no contexto da Itália do pós-guerra . Porem, ele nunca foi filiado ao movimento, embora tenha sido um dos roteiristas e também diretor-assistente de “Roma, Cidade Aberta”, de Roberto Rossellini., marco do cinema neo realista italiano . Foi acusado de traidor do próprio movimento pelos críticos.Respondendo aos críticos, Fellini afirmou que as produções neo-realistas não abordavam apenas os temas sociais, mas também os espirituais e metafísicos. Daí , o termo “Felliniano' classifica sua obra e faz do exagero, do delírio e do bizarro suas marcas registradas. constrói uma poética extremamente pessoal, contra balançando varias tensões, entre aspectos da vida social tais como o paganismo e o catolicismo, o hedonismo e consciência moral, a tradição e a modernidade muito vinculados ao seu fascínio e perplexidade e ao mesmo tempo o seu horror a modernidade urbana e cosmopolita .Alguns analistas da obra de Fellini afirmam que ele nunca deixou de ser um provinciano
Outro elemento importante na constituição da estética felliniana foi a utilização do sonho , da fantasia e da imaginação e do inconsciente complexidade do homem moderno, seus sonhos e sua alma. como elementos possíveis e necessários para enxergar e entender a realidade complementando o conhecimento global de mundo . No início da decada de 1960, Fellini aproxima-se da obra do psicanalista Carl Gustav Jung e usa elementos da teoria psicanálise de Jung como o arquétipos e do inconsciente coletivo La Dolce Vita, e Oito Meio, filmes que serão exibidos por aqui, são exemplos da utilização por Fellini desse elementos quer mudaram definitivamente seu processo criativo .
A de se destacar também a sua adoração pelo sexo feminino : as prostitutas, as mães, as mulheres símbolos sexuais e também a submissão da mulher ao homem.- Amarcord é um exemplo sobre isso também.
Em sua trajetória, contou com nomes que também ficariam marcados na historiografia do cinema. Teve o grande compositor Nino Rota como recorrente autor de suas trilhas sonoras. Também teve, delimitando bem a questão dramatúrgica , o rosto de Marcello Mastroianni e Giuleta Massina Mastroianni era tido por muitos como o alter ego de Fellini.
Muito bom!
ResponderExcluirComo funciona a exibição? É pelo Facebook? Gratuita? Como faz para acompanhar?
ResponderExcluira pessoa vasculha a página do face atrás do filme, cola no navegador facebook.com/lumiereloucosporcinema/live_videos e nada... que sacanagem...tchau pra vcs....
ResponderExcluirOs filmes ficaram disponíveis na pagina por muito tempo.Deveria ter ficado mais atenta .E por não se tratar de exibição comercial, o Facebook bloqueou a postagem de alguns filmes Se não conseguiu acessar, lamento!
Excluir