Indicação,apresentação do filme e texto : Reinaldo Silva
Buñuel: o Surrealismo visita o Cinema
É
de notório conhecimento a influência que alguns diretores de filmes tiveram com
o movimento Surrealismo, surgido após a Primeira Guerra Mundial, cuja
influência ultrapassou os campos da literatura e das artes plásticas,
expandindo-se para o teatro, a escultura e o cinema. Mas, o que foi o Surrealismo,
gestado na França na década de 1920? Qual a sua importância para o cinema até
os dias de hoje? O que o movimento Surrealismo fez emergir?
O
Surrealismo é uma proposta crítica ao pensamento racional constituído por padrões
culturais que valorizam a consciência em detrimento à imaginação dos
indivíduos, entendendo que sua crítica é baseada na psicanálise freudiana,
principalmente na valorização do acaso e das fantasias. É, portanto, uma
crítica sobre a nossa limitação em acessar uma forma de pensamento que possa ir
além do que observamos e aprendemos a chamar realidade. Vou tentar expor como
Buñuel aplica a técnica do Surrealismo no filme. Vamos imaginar que em uma
determinada cena em que dois personagens aparecem dialogando, ocorre um barulho
e em seguida um rato preso na ratoeira, e logo em seguida o diálogo é retomado.
Nossa consciência estava direcionada para cena e sofre um abalo. Na maioria das
vezes isso sequer é percebido pela maioria dos espectadores. Somente revendo o
filme ou por intermédio de comentários e leitura de textos complementares,
somos despertados para o fato. No transcurso do filme várias cenas semelhantes irão
surgir com a inserção de elementos distintos irão aparecer para questionar a
nossa consciência sobre o real sentido do que iremos ver.
Existe
também uma crítica política e social do Surrealismo direcionada a noção que
ficou conhecida como “racionalidade instrumental”. Trata-se do uso humano da
razão ocidental em tecnologia de extermínio, como ocorreu Primeira Guerra
Mundial e para submissão e exploração das nações dependentes. Em síntese, o
Surrealismo é um movimento cultural que critica o modo de produção capitalista
(uma visão do marxismo da época) tanto no que ele apresenta como padrão de
consciência para aquisição e expressão da imaginação dos indivíduos, quanto à
incapacidade de promover a igualdade, liberdade e fraternidade (palavras de
ordem da Revolução Francesa) entre as nações e indivíduos.
No
Brasil as noções surrealistas começaram aparecer entre 1920 e 1930 por
intermédio do Movimento Modernista. O escritor Oswald de Andrade, juntamente
com Tarsila do Amaral, Maria Martins, Cícero Dias e Ismael Nery são conhecidos
como os representantes que obtiveram maior visibilidade social neste período.
Desde
a década de 1980 revi diversas vezes os filmes de Buñuel, principalmente este
que iremos assistir. Mas é incansável, melhor ainda, fascinante !!!!
PROVOCAÇÕES
Esse Obscuro Objeto do Desejo
Como você
interpreta a presença durante a narrativa do filme de um rato preso na
ratoeira, uma mosca morta num copo de bebida, sacos de panos com conteúdo não identificado
e atos terroristas praticados por um grupo que tem em sua legenda o nome de
Jesus Cristo?
As
provocações acima sugeridas estão inseridas num contexto apresentado sob a
forma de um “duelo” entre um homem idoso que deseja sexualmente uma mulher jovem,
cabendo a cada um dos personagens fazer uso do oportunismo, da sedução, da manipulação,
do ciúme e do sadomasoquismo, como elementos estratégicos para dominação.
Reinaldo Silva
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