domingo, 23 de abril de 2017

Eles Não Usam Black-Tie(1981,Leon Hirszman)


Apresentação do filme e texto : Anita Hirszman


 Fui convidada a fazer a apresentação do filme "Eles não usam Black -Tie" , no cineclube "Lumière loucos por cinema". Fui pega de surpresa, porque embora ame cinema, não saberia falar sobre o filme, ainda mais para um público de cinéfilos. Resolvi falar sobre o Leon, meu irmão, esse eu conheço muito.Este ano , o Leon faria 80 anos se estivesse vivo. Considero, esta uma primeira homenagem a ele. Leon nasceu no Rio de Janeiro em 22 de novembro de 1937,no bairro do Lins de Vasconcelos, na Boca do Mato. Filho de imigrantes judeus poloneses, entrou aos 14 anos para o partido comunista.Estudou Engenharia para agradar a mãe. Mas desde cedo criou o cineclube da Fac. de Engenharia da UFRJ. Admirador de Eisenstein, no seu primeiro curta, Pedreira de S, Diogo , homenageou o mestre. Black-Tie é seu último longa no qual ele homenageia o Teatro de Arena, O cinema Russo e a  Mulheres.Carlos Augusto Calil montou entrevistas dadas por Leon no livro "É bom falar". Transcrevo um parágrafo sobre as mulheres: "O homem está ficando mais sensível, descobrindo o que tem de de feminino dentro de si, e a mulher mais ativa, a partir de um desenvolvimento psíquico.É na mulher que se refletem melhor as mudanças da sociedade.Foi uma honra ter sido convidada para essa apresentação. Convido a todos que gostam de cinema a curtir a pagina Lumière Loucos por Cinema." 

terça-feira, 4 de abril de 2017

Retrospectiva Dança em Foco




Indicação e apresentação dos filmes: Carla Strachmann


dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança é um projeto de difusão, experimentação, formação e produção das diferentes possibilidades de relação entre o vídeo e a dança. Criado em 2003 no Rio de Janeiro, fomos o primeiro evento brasileiro dedicado a interface vídeo / dança.
Esta mostra é uma compilação de alguns materiais exibidos do Festival ao longo destes anos Foram Selecionados  filmes/curtas de artistas brasileiros.
1.       Partida - 13’, 2007 - Ceará Direção: Luis Carlos Bizerril e Alexandre Veras 
2.       Um movimento quase qualquer - 13’, 2003 - Rio de Janeiro Direção: Cecília Lang 
3.       Fliessgleichgewicht - 11’, 2002 - Minas Gerais Direção: Andre Semenza 
4.       FF>> - 5’, 2007 - Rio de Janeiro Direção: Karenina dos Santos, Leticia Nabuco, Marcelo Stroppa e Tatiana Gentile 
5.       Por onde os olhos não passam - 6’, 2003 - Rio de Janeiro Direção: Paulo Mendel 
6.       Esfolada - 6’30”, 2004 - Direção de Henrique Rodovalho e Kleber Damaso.
7.       Mãos - 4’, 2008 - Rio de Janeiro Direção: Lilyen Vass 
8.       Mara Hope 14/07 - 16’, 2007 - Rio de Janeiro/Ceará Direção: Alexandre Veras e Paulo Caldas 
9.       Bokeh - 5' - 2007 - Pernambuco Direção e Roteiro: Breno 
10.     Maxixe - 7’, 2010 - Pernambuco Direção: Breno César 
11.     Duo #1 - 5’, 2010 - Rio de Janeiro Direção: Gustavo Gelmini e Paulo Caldas
12.     Partida - 5’, 2009 - Rio de Janeiro Direção Andrea Maciel 
13.     Bossa chinesa - 4’, 2008 - São Paulo Direção: Daniel Augusto