segunda-feira, 24 de julho de 2017

Machuca (2004;Andrés Wood)


Indicação e apresentação do filme e texto : Dalvinha Vieira
Machuca
Direção: Andrés Wood (2004)
Filme Chileno
 Andrés Wood conseguiu criar um clássico moderno do cinema latino. Há força, poesia, denúncia que nos envolve e nos faz pensar sobre nossos valores e escolhas.
 Andrés Wood (1965):Diretor de cinema, produtor e escritor chileno. Obras: Violeta se fue a los cielos;Histórias de futebol;  Nuestrosiglo;A boa vida
 Sob o olhar do personagem/observador “Gonzalo Infante”, ambientação: 1973.
 Gonzalo Infante é vivido por Matias Quer. Ele estuda no colégio Saint Patrick. De classe média alta. E Machuca estuda no mesmo colégio graças ao padre McEnroe, que implementa uma política que faça com que alunos pobres também tenham acesso a uma boa educação. “Estou no mundo mas não sou do mundo. Olho Machuca e percebo nossas diferenças. São tantas! A integridade, a força, a sinceridade pura. Eu não as tenho. Mas Machuca tem. Eu o admiro ao mesmo tempo que não posso.
Quanta distância e quanta aproximação. Tão paradoxal!
Vejo seu mundo difícil. E o meu não tão fácil, mas meu tênis é novo. E o meu tênis diz quem sou. E o que realmente sou?
Machuca sabe quem é; de onde vem e o que quer. Quer ser igual, ser partícipe na sociedade utópica dos desejos comuns.
Machuca vê, percebe o outro na íntegra. Tão jovem! Tão homem!
E eu tenho um tênis de marca como companheiro das caminhadas inúteis e vazias.
Mas é ele quem me define. É ele que me diferencia. É ele que me salva e me liberta do que não posso ser.
O ideal e o real não andam junto comigo.
Viro as costas e me abandono porque o real está marcado a ferro e fogo nos meus sentidos.
Olho Machuca pela última vez e olho a liberdade dele pela última vez.
E me olho pela última vez!”

Dalvinha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário