quinta-feira, 22 de junho de 2017

Teorema (1968,Pier Paolo Pasolini)



Indicação do filme, apresentação e texto : Virgílio Roma

QUEM  FOI  PASOLINI?
Pasolini foi ativista, comunista, ateu, e homossexual assumido. Sendo assassinado em 1971, por um garoto de programa, em circunstancia ainda hoje não esclarecidas. Era crítico contumaz da sociedade de consumo.
FILMOGRAFIA.
Realizou  diversos filmes nos anos 60, como Acatone,Mama Roma,o seu clássico Evangelho segundo São Matheus, que fez para o Papa João XXIII ,e por fim  Decameron e Sallo no fim da década.
O  TEOREMA FILME DE 1968.
Precisamos entender o  contexto social e histórico que envolve o filme. Houve a  Revolta de maio de 68 dos estudantes na França, a contracultura e o underground nos EUA. Por fim existia uma atmosfera de critica a  sociedade de consumo onde Pasolini era muito engajado.
 A PROPOSTA DO FILME
Mostra   como um visitante especial, um anjo, Deus, um sedutor , pode modificar a vida de uma família burguesa. O hospede é  uma espécie de messias que anuncia o fim do mundo burguês.
O  hospede com seu contato implode a família burguesa, seus papeis pouco autênticos. faz surgir os desejos reprimidos.seria o fim do domínio do capital produtivo e sua representação social:  a família.
O filme começa com o industrial doando sua  fabrica aos operários. Seria o fim do domínio do capital produtivo e implantação de uma sociedade de pequenos burgueses acionistas sob domínio do capital financeiro que estaria emergindo. Isso se afirma pela pergunta de um jornalista no início do filme.
O burguês segue em crise ao longo do filme, vendo sempre junto com o expectador a figura do deserto. Ao fim do filme ele anda pelo deserto sem roupa, soltando  um grito primal.
O jovem se transforma em artista, desnudando sua personalidade até então frustrada sexual e existencialmente.
A jovem apegada ao pai,após encontro sexual com o visitante entra em colapso nervoso não conseguindo viver a nova experiência de vida sem o  visitante que vai embora.
A matriarca da família Silvana Mangano, Deusa do Cinema Italiano, após fazer sexo com o visitante, sai em busca de prazeres com jovens que sai catando pelos arredores da cidade. Curiosamente sempre perto de igrejas, que remetem ao sentimento de culpa. Ela procura se libertar da vida morna e convencional que vivia.
Por fim, a empregada que seria a classe proletária, se pune pela experiência sexual. Volta pra sua cidade, vira santa, levita e se pune se enterrando viva.
O guia do filme é aquele em  que os personagem são confrontados em  seu estilo de vida, superficial, reprimido. O jovem visitante traz o despojamento, a naturalidade. O anjo atrai a atenção da família com envolvimento sexual e libertação dos desejos reprimidos.

Virgílio Roma


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